O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, vai se reunir, nesta sexta-feira (23/4), às 8 horas, com atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio. São cinco atletas do vôlei sentado, dois do tiro com arco e dois do paraciclismo.

Por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a Prefeitura de Goiânia está estudando a formatação de projetos que contemplem esses atletas. A pasta, que foi criada na atual gestão, tem como um dos objetivos fomentar a prática esportiva como meio de desenvolvimento social na capital.

Os atletas que treinam em Goiânia contam com grandes chances de conquistar medalha para o país. A Seleção Brasileira de Vôlei Sentado é a 3ª colocada no ranking mundial e medalha de bronze na Rio 2016. Cinco nomes da seleção treinam em Goiânia: Adria de Jesus Silva, Jani Freitas, Nurya Almeida e Luiza Fiorese.

No tiro ao arco são dois representantes, Helcio Perillo e Andrey Muniz. O primeiro é tricampeão brasileiro de tiro esportivo e tricampeão brasileiro de tiro com arco. Já Andrey Muniz foi campeão na primeira participação no Campeonato Brasileiro Paraolímpico de 2008. Em 2009, ele foi convocado para integrar a Seleção Brasileira, sendo o primeiro atleta da categoria a representar o país em competições internacionais e a conquistar medalhas.

Completam os nomes dos atletas que treinam em Goiânia Carlos Alberto e Victor Herling, do paraciclismo. Carlos é o 5º no Ranking Mundial de Paraciclismo classe C1 e tricampeão brasileiro estrada e contrarrelógio. Victor também é tricampeão brasileiro estrada e contrarrelógio e ocupa a 13ª posição do Ranking Mundial.