Com o tema “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida”, a Prefeitura de Goiânia abre nesta sábado, 1º de maio, a campanha de prevenção aos acidentes de trânsito, na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade_

Com o tema “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida”, a campanha chamará a atenção para o respeito mútuo entre pedestres e motoristas no uso da faixa.

O Movimento Maio Amarelo nasceu no Brasil com José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Ele fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada a engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em 2020 foi encerrada a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2009. Em fevereiro de 2020 ocorreu a Conferência Mundial de Segurança Viária, na Suécia. Lá, a ONU e a OMS propuseram uma 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo da anterior: reduzir em 50% o total de mortes do trânsito em 10 anos.

Todos os anos, muitas pessoas morrem por conta de acidentes de trânsito. Nos últimos 14 anos, quase 100 mil pessoas foram vítimas do trânsito em estradas. Somente em 2020 foram 5.287 mortes em estradas federais.

A redução do fluxo de veículos causou uma queda no ano de 2020, mas isso não é uma boa notícia, já que o número não caiu pela conscientização da população e sim por terem menos carros circulando. É fato que a infraestrutura das rodovias impacta, mas 90% dos acidentes são causados por imprudência ao volante.

“Amarelo é sinal de atenção no trânsito. E a atenção desperta para a necessidade constante do respeito às leis, à sinalização e às outras pessoas. E isso é sinal de responsabilidade”, destaca o prefeito Rogério Cruz.