A Prefeitura de Goiânia começa amanhã, dia 5, a vacinação contra covid-19 para portadores de comorbidades. Para esse grupo o atendimento será exclusivamente agendado pelo aplicativo Prefeitura 24 horas em 12 postos distribuídos em todos as regiões da capital. Outros 12 postos de vacinação serão destinados para a continuidade da aplicação das primeira e segunda dose em idosos e para a primeira e segunda doses em trabalhadores da saúde. O Plano Municipal de Vacinação de Goiânia (PMV) segue os planos estadual e federal de vacinação.
A vacinação de quem tem comorbidades ocorrerá em duas fases. A primeira vai ser para pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, de 18 a 59 anos; pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos; e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
A segunda fase, a ser iniciada logo após a conclusão da primeira, irá vacinar as pessoas com outras comorbidades contempladas nas definições do Ministério da Saúde organizadas por faixa etária de maneira decrescente; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC; gestantes e puérperas, independente de condições pré-existentes.
E para organizar a próxima etapa do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), disponibilizou para os médicos um documento único para que o paciente comprove a comorbidade no momento de aplicação do imunizante.
No modelo de relatório médico padrão, o profissional identificará com um “x” a comorbidade do paciente. Esse documento, atestado pelo médico e com validade de 12 meses, deverá ser entregue pelo paciente na hora da vacinação.
O documento foi elaborado após reunião da Saúde com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). Lá estão descritas os procedimentos para pacientes tais como: diabetes, pneumopatias, hipertensão arterial e pulmonar, cardiopatias, arritmias, imunossuprimidos, obesidade e síndrome de down, entre outros.
Leave A Comment