De acordo com os dados de seguradoras que administram o Seguro DPVAT, de janeiro a dezembro de 2020, os pedestres ocuparam o 2º lugar no ranking de vítimas de trânsito. No relatório Anual da Seguradora Líder de 2020, por exemplo, mostra que os pedestres corresponderam a 29% do total de indenizações pagas. Nos acidentes com vítimas fatais, eles representaram 27%. Já os pedestres que foram indenizados devido a alguma sequela irreversível causada por acidente de trânsito representam 33% do total pago por Invalidez Permanente.

Informações referentes a este tipo de dados e com o objetivo de tornar Goiânia uma referência no Brasil no respeito à travessia, a Campanha Maio Amarelo de 2021 da Prefeitura de Goiânia, realizada por meio SMM, tem como foco a faixa de pedestre, com a temática “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida: pratique no trânsito”. O titular da SMM, Horácio Mello, ressaltou o papel da faixa de pedestre. Segundo ele, Goiânia tem 3.685 sinalizações de travessia. “Queremos conscientizar a todos e diminuir o número de mortes no trânsito”, afirmou.

O gerente de Educação para o Trânsito da SMM, Horácio Ferreira, destaca que, no trânsito, cada usuário da via pública tem sua responsabilidade. Ele lembrou que o Código de Trânsito trata, no artigo 29, que os veículos maiores devem zelar pela segurança dos veículos menores; os motorizados pelos veículos não motorizados e todos devem zelar pela segurança do pedestre. “O pedestre também tem seus deveres. Apesar de ser o usuário da via pública com maior fragilidade, ele também carrega a sua responsabilidade pelo Código de Trânsito Brasileiro”, explicou.

Neste sentido, ele alerta que a responsabilidade do uso correto da faixa de pedestre não cabe somente aos motoristas. “A contribuição do pedestre é fundamental. Ele tem que procurar a faixa para atravessar”, disse. Horácio também alertou para a atenção ao fazer a travessia. “A pista não é um lugar para atravessar atendendo o celular ou olhando mensagem”, acrescentou.