A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Goiânia suspendeu, a partir desta terça-feira (11/05), a aplicação da vacina AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. A orientação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS) após monitoramento de efeitos adversos constantes no País.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em nota técnica emitida pela agência.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.
“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.
A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.
Apesar de ainda não ter recebido comunicado oficial da Anvisa, a SMS recomendou imediatamente às equipes quanto à suspensão da aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes. A Secretaria orienta que as pacientes agendem seu atendimento vacinal para as 12 unidades de saúde nas quais há aplicação de doses do imunizante Pfizer BioNTech, no aplicativo Prefeitura 24 horas.
Todas as gestantes ou puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que integram o grupo de comorbidades no Plano Nacional de Vacinação (PNI), estão liberadas para vacinação, com idades entre 18 a 59 anos, e devem apresentar documento que comprova a gestação, documento pessoal com foto, CPF e comprovante de endereço.
As gestantes que tinham agendamento para locais distintos dos postos de saúde indicados devem cancelar o agendamento anterior e reagendar para uma das 12 unidades. Aquelas que já tomaram o imunizante Astrazeneca têm a orientação de observação de reações pós aplicação. Qualquer alteração, buscar orientação médica.
Unidades de saúde para primeira dose de pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas
*Distrito Leste*
-Upa Novo Mundo: Av. New York, 667-569 – Jardim Novo Mundo
-Upa Chácara do Governador: Av Padre Monte, s/n Lotes 12, Rua L-13
*Distrito Sudoeste*
-CSF Residencial Itaipu: Rua RI 9, 08 – Qd 107 – Residencial Itaipú
-Ciams Novo Horizonte: Rua, Av. Eng. José Martins Filho, s/n – Vila Novo Horizonte
*Distrito Noroeste*
-CSF Boa Vista: Av. dos Ipês, s/n – Boa Vista
-CSF Novo Planalto: Rua Vm3c Qd 91 Lt 11 Setor Novo Planalto
*Distrito Norte*
-CSF Jd Guanabara I: R. Porto Alegre, 44 – Jardim Guanabara
*Distrito Oeste*
-CSF São Francisco: Tv. Buenos Aires, Lt 01 – S/n – São Francisco
-CSF Vera Cruz II: Av. Leopoldo de Bulhões, s/n – Conj. Vera Cruz
*Distrito Sul*
-UPA Jd América: Praça C-201, 2-82 – Jardim América
*Distrito Campinas-Centro*
-CSF Leste Universitário: Rua 218 – Setor Leste Universitário
-CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, 350 – Cidade Jardim
Leave A Comment