A terça-feira, dia 18 de Maio , marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 21º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Para discutir os direitos das crianças e adolescentes a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa nesta terça-feira (18/5) da live Enfrentamento da violência sexual de crianças e de adolescentes no Estado de Goiás e na Capital/Goiânia: os vários olhares que tecem essa Rede. A live vai ao ar pelo canal oficial da UFG no YouTube, a partir das 9h.
Será uma roda de conversa com integrantes dos órgãos que integram a rede de atenção à criança e ao adolescente. O evento abre a série de ações realizadas em prol da Campanha Faça Bonito – Goiás 2021. A iniciativa é desenvolvida pelo Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e da Rede de Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência de Goiânia.
Leave A Comment