A Prefeitura de Goiânia realiza nesta quinta-feira (20/5) sua 18ª testagem ampliada para Covid-19 do ano. Novamente, o processo é feito por agendamento pelo site oficial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir das 12h de hoje (19/5). A testagem acontece, a partir das 8 horas, em escolas municipais da capital, cujas localizações são indicadas no ato do agendamento.

A testagem ampliada visa identificar pessoas infectadas, porém assintomáticas, para que estas sejam isoladas, bloqueando a propagação do vírus. Somente neste ano, a Prefeitura já fez 56.611 testes na população em geral, além daqueles feitos nas unidades de saúde.

Enquanto isto a campanha de vacinação contra a Covid-19 avança na capital, chegando a mais de 555 mil doses aplicadas. Do total de vacinas, 353.528 foram destinadas à primeira dose, enquanto o reforço tem 201.690 doses aplicadas. Os números colocam a cobertura vacinal em Goiânia acima da média nacional.

Segundo o consórcio dos veículos de imprensa, 18,84% da população brasileira já recebeu a primeira dose, enquanto 9,31% dos brasileiros já tomaram o reforço. Em Goiânia, 23,3% da população tem a primeira dose de imunizantes aplicada. Já o reforço abrange 13,3% dos goianienses. Ou seja, em média, a capital supera a cobertura vacinal nacional em 4%.

A capital também supera os índices estaduais, que mostram 16,43% e 8,14% da população atendida pela primeira e segunda doses, respectivamente. Os números são ainda mais expressivos quando se analisa a abrangência por grupo atendido pela campanha. Ao todo, 143.068 idosos já foram imunizados com a primeira e segunda doses.

Já entre as pessoas com comorbidade, grupo que teve atendimento iniciado na primeira semana de maio, 58.056 doses foram aplicadas. Números que seguem crescendo ao longo da campanha.

Atualmente, a campanha municipal atende idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades. Os grupos atendidos, documentação necessária e locais de vacinação podem ser visualizados no site oficial da Prefeitura de Goiânia.