O governador Ronaldo Caiado confirmou hoje, 20, durante reunião com prefeitos, vice-prefeitos, representantes da educação de 20 municípios que compõem o entorno do Distrito Federal, que tem audiência marcada no Ministério da Saúde, quando pretende tratar da vacinação dos professores e a volta presencial de aulas na rede pública. “Vou pedir e levar todos os argumentos técnicos, científicos, como médico que sou, para priorizar a vacinação de vocês”, afirmou. O objetivo é a inclusão da categoria como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização, após o fim da vacinação de pessoas com comorbidades.

Participaram do 1º Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais de Educação no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec/PAR) 12 prefeitos, dois vice-prefeitos, secretários de educação e vereadores de 20 municípios.

O Governo de Goiás, em dois anos e quatro meses, já destinou investimentos da ordem de R$ 63,6 milhões para o setor educacional dos 22 municípios do Entorno do Distrito Federal.

“Quero reforçar aqui nosso compromisso com a educação”, afirmou Caiado durante o encontro. Ele diz que concentrar esforços nas regiões esquecidas por governos anteriores e que mais precisam da mão do Estado foi um compromisso firmado desde o início de seu mandato. “Ninguém acreditava em meu plano de governo quando falei que iria tratar os 62 municípios mais carentes do Estado de Goiás de uma forma diferenciada”, recordou. “Não é questão de voto, é questão de ser gestor e ter compromisso com o ser humano, a vida da criança”, frisou.

Caiado fez deferência à “maneira carinhosa” com que a equipe da rede pública estadual, de coordenadores e diretores a professores e alunos, lida com as escolas, a qualidade do ensino e as crianças. “Tem sido algo perceptível. As pessoas estão encantadas com o trabalho desenvolvido”, reconheceu o governador, que não esqueceu de valorizar o trabalho dos educadores durante a pandemia, que precisaram se reinventar, com aulas à distância, on-line e com conteúdo digital. “As pessoas acham que aula presencial é difícil, mas o que vocês fizeram é mil vezes mais”, salientou.

Durante a reunião, prefeitos e secretários municipais de ensino, aprenderam a acessar o Simec/PAR, plataforma do Ministério da Educação que operacionaliza os recursos da área e regula a prestação de contas dos investimentos. A meta do Governo de Goiás é que a prestação de contas e o acesso à plataforma aconteçam em todas as regiões do Estado.

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), José de Sousa Cunha, ao falar em nome dos gestores, afirmou que os administradores têm acompanhado os resultados das ações do Governo de Goiás em todos os municípios do Estado. “Recebo quase todos os dias informações das ações pelo WhatsApp”, disse. “Não só as obras estruturantes são importantes, mas ações cotidianas, como o comprometimento com o piso e pagamento dos servidores, para dar mais motivação por meio do reconhecimento aos professores. Isso é de suma importância para que eles possam desempenhar a sua função”, arrematou.

Os municípios que compõem o Entorno do Distrito Federal são: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás; Água Fria de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso, Cabeceiras de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Flores de Goiás, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João da Aliança, Valparaíso e Vila Boa.