Durante as últimas horas da noite de terça-feira (25) e durante a madrugada de quarta (26), os amantes da lua poderão curtir dois fenômenos astrológicos simultâneos: um eclipse lunar total e a Lua das Flores, que será a maior superlua do ano. Segundo a NASA, há seis anos que os dois eventos não acontecem simultaneamente.

A Lua das Flores, é reconhecida assim por causa de tribos indígenas americanas. O nome foi escolhido, pois o evento ocorre durante a primavera americana, além do astro lunar adquirir belos tons de vermelho durante o fenômeno. A mudança de cor se dá porque a Lua passará completamente pela sombra da Terra, ficando mais escura por diversas horas.

O eclipse total lunar terá duração de 15 minutos, com melhor ângulo de visualização na Austrália. Infelizmente quem mora no Brasil conseguirá aproveitar o evento apenas de forma parcial, principalmente quem mora no estado do Acre, a partir das 6h45 pelo horário de Brasília. Quem não tiver a oportunidade de acompanhar o eclipse, pode conferir através do site da Nasa.

Já a superlua poderá ser vista com facilidade por todo o mundo, desde que as condições do clima sejam favoráveis à visualização do céu noturno. Durante as últimas horas desta terça-feira (25) e a madrugada de quarta (26), quem gosta de observar a Lua poderá visualizar o astro em toda sua magnitude. Para o fenômeno da superlua ocorrer, a fase nova ou cheia do astro devem coincidir com o o perigeu, como é chamado o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. Durante esse período, o satélite fica a cerca de 363 mil quilômetros do nosso planeta.

Essa é a segunda superlua que ocorre em 2021, a primeira aconteceu no dia 26 de abril, e dessa vez a Lua estará aproximadamente 157km mais próxima do que agora. Portanto, a Lua das Flores será uma ótima oportunidade para captura de belas imagens do satélite que ilumina o céu noturno.

Matéria: Mundo Conectado
Foto: Associated Press