A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia anunciou hoje, terça-feira (25) que, a partir da próxima quinta-feira (27), vai abrir a campanha de vacinação contra a covid-19 para todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Profissionais da educação básica e superior de Aparecida de Goiânia já iniciaram nesta nesta terça-feira (25), a vacinação contra a covid-19. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro alerta que os profissionais que não conseguirem fazer o agendamento por meio do aplicativo da prefeitura, podem ir até a Central de Imunização da Secretaria de Saúde da cidade para serem atendidas.

Após agendar, segundo a secretaria, o profissional basta ir no dia e horário marcado com o RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque para comprovar que trabalha na cidade. Os locais de atendimento serão as Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização. A pasta informa ainda que mais detalhes acerca da vacinação os interessados podem acessar o site da prefeitura.

Ainda segundo Renata Cordeiro, o município segue o PNI (Plano Nacional de Imunização),vacinando também pessoas do sistema penitenciário — presos e os trabalhadores da categoria. Cerca de 650 profissionais dos presídios já foram imunizados, diz Renata. Os demais grupos previstos são de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; Metroviários; Ferroviários; Aéreos; Aquaviários; Caminhoneiros; Trabalhadores portuários; Industriais e da limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. As regras serão divulgadas pela SMS nesta quarta.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, porém, adiantou que os trabalhadores do transporte coletivo serão vacinados in loco, em seus locais de trabalho, e os trabalhadores da limpeza urbana serão imunizados em uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Quanto aos trabalhadores industriais, a vacinação ocorrerá exclusivamente por agendamento no aplicativo “Saúde Aparecida”.