Goiânia figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²), a cidade destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental.

E pensando em manter um ritmo de plantio e para abrir as atividades da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Goiânia lança iniciativa inédita, nesta terça-feira (1º/6), de entrega domiciliar e gratuita de mudas nativas do Cerrado para serem plantadas em calçadas e residências da capital, o Disque-Árvore. Para solicitar um exemplar, basta enviar uma mensagem para o número de Whatsapp 99330-7995.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a cobertura vegetal da cidade. “Queremos avançar na arborização do município para tornar Goiânia uma cidade cada vez mais verde”, afirmou Rogério Cruz. O serviço será operacionalizado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que receberá as solicitações de mudas, fará a análise do espaço que o solicitante tem disponível, indicará a espécie mais adequada e fará a entrega do exemplar em domicílio. Caso o morador precise de ajuda, os servidores da agência auxiliarão também com o plantio das espécies.

O presidente da Amma, Luan Alves, afirma que se trata de implantação de nova política pública na área. “Estamos disponibilizando 5 mil mudas de árvores nessa fase inicial do projeto e lançando uma política pública de arborização mais incisiva e mais responsável”, disse o presidente.

Segundo a Amma, o cultivo de espécies arbóreas auxilia na amenização do clima da cidade e na regularidade das chuvas. “A presença das árvores é fundamental para a produção de oxigênio e para a qualidade do ar que respiramos, além de evitar a erosão do solo e tornar a paisagem mais agradável, ampliando a sensação de bem-estar”, completa Luan Alves.