Em reunião virtual com membros da bancada de deputados federais, a Prefeitura de Goiânia solicitou emendas na ordem de R$ 20 milhões para construção de unidades de saúde.

Estiveram presentes na reunião os deputados: João Campos (Republicanos), Rubens Otoni (PT), Glaustin da Fokus (PSC); Francisco Júnior (PSD); José Nelto (Podemos), Adriano do Baldy (PP), Professor Alcides Ribeiro (PP), Major Vitor Hugo (PSL), Elias Vaz (PSB) e a líder da bancada deputada Flávia Morais (PDT). O senador Jorge Kajuru (Podemos) também destinou emendas para a capital.

A municipalidade apresentou projetos para execução futura de obras, na ordem de R$ 20 milhões, para 12 Unidades Básicas de Saúde e um Ambulatório Médico de Especialidades e Cirurgias que terão capacidade para atendimento total de cerca de 320 mil pessoas e serão construídas nas regiões leste, oeste, sudoeste e norte da capital.

O prefeito Rogério Cruz destacou a importância do direcionamento das emendas dos parlamentares em Brasília para angariar recursos da União a fim de viabilizar essas obras. “Gancho para fala do prefeito falar que vai complementar os valores das emendas com recursos do tesouro municipal para viabilizar as obras”, destacou.

Entre as especialidades médicas previstas para serem disponibilizadas ao público em geral nas novas unidades básicas de saúde estarão consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Já no ambulatório médico terão como destaques os atendimentos em ginecologia, dermatologia, hematologia, infectologia, mastologia, radiologia, ortopedia, neurologia, oftalmologia entre outras. O ambulatório médico também estará apto a realização de pequenas cirurgias médicas que não demandam internação e também realizará exames de rotina, entre eles, endoscopia, densitometria, audiometria, eletrocardiograma, mamografia, radiologia simples, espirometria, entre outros