As cooperativas cadastradas no programa de coleta seletiva da Prefeitura de Goiânia foram beneficiadas com novo equipamento capaz de triturar e fazer a separação do vidro. A trituradora já entrou em funcionamento e vai moer os recipientes de vidro de forma mais segura e eficaz. O equipamento foi adquirido via projetos do Governo Federal.

Atualmente, as cooperativas da capital fazem a separação manual e por falta do maquinário uma parte significativa do vidro era encaminhada para o Aterro Sanitário de Goiânia. Com o novo método, o vidro será 100% reaproveitado, representando um ganho extra na renda da família.
Equipamento

A máquina está instalada no galpão Central Uniforte, no setor Santa Genoveva, e vai atender, neste primeiro momento, sete cooperativas. O material recolhido pela coleta seletiva será levado às cooperativas que encaminharão para o galpão.

A coleta seletiva em Goiânia beneficia todos os bairros com o serviço porta a porta. As informações com dias e horários podem ser conferidas no site da Prefeitura de Goiânia. Por mês, são recolhidas cerca de 2.500 toneladas de resíduos recicláveis que são encaminhados para as cooperativas.

Além do material recolhido pela coleta seletiva, empresários, comerciantes e a população em geral podem ir até o galpão fazer o descarte do vidro ou procurar uma cooperativa. A Prefeitura dispõe de três Ecopontos que também recebem vidros, no Jardim Guanabara II, na Rua GB 5 com a GB-7; no Setor Faiçalville, na Avenida Nadra Bufaiçal, e no Jardim São José, na Rua Frei Nazareno Confaloni.