O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou à imprensa que as 3 milhões de doses antecipadas da vacina da Janssen — braço farmacêutico da Johnson & Johnson — estão previstas para chegar ao Brasil na próxima terça-feira, 15, pela manhã. Goiás receberá sua cota na madrugada de quinta-feira,17. O montante passou por aprovação da Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos. O assunto está na revista Veja.

Segundo a matéria, o lote de vacinas chegará ao Brasil, porém, com prazo de validade próximo a ser atingido — a data final é 27 de junho. E, portanto, essas aplicações, diz Queiroga, devem ser utilizadas em moradores das capitais brasileiras.  Na sexta-feira, 11, A farmacêutica entrou com pedido na Anvisa para que seja revisado o prazo de durabilidade dos fármacos. Passando de 3 meses para 4 meses e meio.

A agência brasileira também informou ontem que a FDA já aprovou essa flexibilização no prazo. O uso emergencial dessa vacina aos brasileiros está liberado desde março.

O Ministro afirmou que as vacinas da fabricante terão um desconto de 480 milhões de reais, monta que corresponde a 25% do valor total orçado para a compra de 38 milhões de unidades garantidas pela pasta do governo federal. Essa redução, foi dito ao longo da entrevista coletiva concedida pelo Ministro da Saúde, foi revista pela própria farmacêutica.

A vacina da Jansssen conta com um trunfo quando comparada a outros fármacos em uso no Brasil: ela foi desenvolvida para ser aplicada em única dose. Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca, atualmente aplicadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), necessitam de duas etapas para chegar à imunidade completa.

A farmacêutica e o governo federal têm fechado um acordo que prevê a entrega de 38 milhões de doses até o final deste ano. O restante, que totalizam 35 milhões de doses, só devem chegar ao Brasil no último trimestre do ano. A Johnson & Johnson também realizou testes de fase 3 do antígeno no Brasil.

Em Goiás apenas municípios com mais de 50 mil habitantes receberão a vacina do laboratório Janssen. Houve o acordo durante reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e representantes das cidades, na sexta-feira (11). De acordo com o IBGE, o estado tem 23 municípios com essa quantidade de moradores.

O estado receberá o primeiro lote da marca com 93.800 doses na madrugada de quinta-feira, dia 17. A vacina é aplicada em dose única e pode ser armazenada em geladeira comum, segundo o laboratório. Não há indicação para aplicação em grávidas.