O governador Ronaldo Caiado recebe nesta terça-feira (15/06), durante todo o período da tarde, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O compromisso começa nas novas instalações do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz. Depois, vistoriam a vacinação em um posto na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Jardim América. E por fim, concedem coletiva à imprensa no Palácio das Esmeraldas.

A visita do ministro acontece no momento em que Janssen adiou a entrega de um novo lote de 3 milhões de doses de imunizantes para o combate à covid-19 que chegaria ao Brasil. O ministério afirmou que a empresa não explicou os motivos ou quando o lote será enviado.

Mas no final do dia, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen contra a covid-19 de três para quatro meses e meio, sob temperatura de 2ºC a 8ºC.

A decisão respondeu a um pedido da farmacêutica, subsidiária do grupo Johnson & Johnson, protocolado no dia 10 de junho. A Janssen possui autorização para uso em caráter emergencial no Brasil.

Em nota, a Anvisa afirma que a medida foi baseada em “criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da agência norte-americana (Food and Drug Administration – US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021”.

Na agenda em Goiânia, Queiroga, ao lado de Caiado, bem como do secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, conhecerá as novas instalações do Hemocentro. O prédio passou por reforma e ampliação, inauguradas no dia 1º de junho. A unidade recebeu recursos de R$ 9,3 milhões, além de verba para aquisição de mobiliários e equipamentos.

Depois, às 15h, o ministro e o governador seguem para o posto de vacinação contra a Covid-19, na Upa do Jardim América. A unidade, de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia, também passou por obras de reforma recentemente.

Logo após o compromisso na Upa, o ministro Marcelo Queiroga e o governador Ronaldo Caiado concedem coletiva à imprensa às 16h40, no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas.