Um dos ícones histórico da cidade de Goiânia (GO), a Torre do Relógio da Avenida Goiás será entregue à população da capital, nesta terça-feira,15, às 18 horas em evento que contará com a presença do governador Ronaldo Caiado. Completamente restaurado o munumento recebeu do Ministério do Turismo aporte de quase R$ 685 mil para a obra. Também estará presente o secretário especial da Cultura, Mário Frias, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto e o superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral.

O maquinário, que estava parado, recebeu ação de restauração especializada no valor de R$ 9,8 mil, custeado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), que ficará responsável pela manutenção do bem cultural.

A restauração integral da Torre do Relógio teve reforço estrutural, recuperação do revestimento em pó de pedra, das áreas com fissuras e despendimento de reboco ocasionadas pelo avançado estado de deterioração. Também ficou garantido o restauro dos elementos geométricos arquitetônicos, restabelecendo seu estado de preservação e conservação, e por último, a reativação do relógio.

Torre do Relógio

Inaugurada durante o Batismo Cultural de Goiânia, em 05 de julho de 1942, a Torre do Relógio é um dos mais antigos pontos de referência na cidade. O monumento está localizado na Avenida Goiás, próximo à Praça Cívica, que é considerada o marco inicial da construção de Goiânia.

O equipamento é funcional, sendo um grandioso relógio urbano, e faz parte dos componentes construídos com a finalidade de trazer modernidade à nova capital goiana. É um bem de propriedade e gestão da Prefeitura da cidade e faz parte do Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro.