Em visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr Domingos Viggiano na tarde desta terça-feira (15/6), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que vai dar andamento ao processo de habilitação da unidade de saúde que fica no Jardim América. “Aqui só está faltando pouco para que essa unidade seja habilitada como UPA”, afirmou o ministro.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América, o ministro esclareceu, ainda, que, por conta dos órgãos regulatórios americanos, houve atraso na entrega de 3 milhões de doses da Janssen, das quais 94 mil serão destinadas para Goiás. “Esperamos que as doses cheguem até sexta-feira (18/06) para que possamos distribuir aos Estados”.

A unidade de saúde, reinaugurada em dezembro de 2020, foi reformada e ampliada com recursos do Governo Federal. O processo de habilitação como UPA tem sido acompanhado de perto pelo secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso. “Essa unidade atende todos os requisitos da Portaria N⁰ 10 de 3 de janeiro de 2017 do Ministério da Saúde (MS), que redefiniu as diretrizes de modelo assistencial e funcionamento de UPA 24 horas, só falta mesmo a habilitação”, afirma.

O prefeito Rogério Cruz destacou a importância do anúncio de Queiroga. “Estamos muito otimistas com esse pronunciamento do ministro, essa habilitação significa que o ministério passará a ajudar no custeio da UPA, que hoje é todo feito pelo município”, afirmou.

O ministro e o governador discutiram sobre a volta das aulas na rede pública de ensino. “Acreditamos que até o final de julho teremos todos os professores do Estado vacinados. Com isso, teremos condições também de continuar fazendo as testagens e ampliando as crianças na sala de aula”, disse o governador. Segundo ele, a expectativa é voltar a partir do dia 02 agosto. “Essa é a meta da nossa Secretaria de Estado de Educação. Estamos com toda a estrutura já mobilizada”, confessou.

O ministro Marcelo Queiroga acrescentou que a volta às aulas não é só questão de educação. “Tem a segurança alimentar, a socialização e não podemos mais prejudicar a infância e a adolescência nessa questão que é fundamental”, ponderou.

Ainda durante a visita à UPA, Marcelo Queiroga, pode acompanhar todo o fluxo da vacinação contra a Covid-19 na unidade. Foi informado que Goiânia acaba de ultrapassar a marca das 700 mil doses aplicas e garantiu que até o final do ano todos os brasileiros com idades acima de 18 anos serão vacinados. O ministro também ouviu agradecimento de Dona Gisele Aires, 58 anos, que foi vacinada no momento da visita. “Eu já estava emocionada em poder tomar a vacina e na presença do ministro, do Caiado e do prefeito a emoção foi dobrada. Agradeço a todos eles.