Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, 28, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas e da Superintendência de assuntos LGBTQIA+ da capital reforçam o compromisso de construção de políticas públicas e afirmativas que preservem os direitos deste grupo, tendo como norte o respeito e a equidade com base no gênero e na diversidade sexual.

Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA + (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), a data tem como um dos objetivos conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia. A ação tem parceria com o Hemocentro e a Defensoria Pública e faz parte de um plano mais amplo de fortalecimento da construção de políticas públicas que acolham a diversidade e garantam cidadania a todas as pessoas.

Na programação, entre tantas outras atividades está o agendamento para doação de sangue através do telefone (62) 3524-2802.

Um balcão de oportunidades vai ofertar oficinas profissionalizantes à população LGBTQIA+ e um mutirão de retificação de prenome e gênero acontecerá na sede da secretaria. A programação ainda conta com a entrega de documentos já retificados e será encerrada, às 19h30, com uma projeção de filmes curta-metragem produzidos e roteirizados por pessoas trans de todo o Brasil que participaram do projeto Audiotransvisual.

As oficinas, totalmente gratuitas e voltadas para a população LGBTQIA+, serão oferecidas pela SMDHPA e parceiros. As inscrições podem ser feitas das 08h às 18h de segunda-feira, na própria secretaria. Confira as temáticas das oficinas:

– Barista
– Garçom e garçonete / Sistemas de pedidos para bares
– Bartender
– Atendimento em balcão de casa noturna

Desde julho de 2019, acontece na prefeitura o curso gratuito de formação audiovisual exclusivo para pessoas trans que contou com a participação de 21 meninas, 8 rapazes e 1 pessoa não binária advindas de 13 estados brasileiros. Participaram da formação Danny Barbosa, atriz do filme Bacurau, e Bernardo de Assis, o único ator trans a participar de uma novela da rede globo (Salve-se Quem Puder).

Desta ação, os participantes realizaram 18 diferentes curtas-metragens de forma totalmente on-line e dirigidos pelo cineasta André da Costa Pinto (PE).