A prefeitura de Goiânia estuda autorizar a reabertura dos cinemas na capital a partir de outubro quando toda população da capital e do estado estiveram vacinada contra Covid-19. O o setor, que arrecada milhões anualmente e que soma mais de 200 empresas de produção, distribuição e exibição de cinema no Brasil, como a Globo Filmes e o Cinemark, já criou o movimento #JuntosPeloCinema. A iniciativa visa padronizar os protocolos sanitário e garantir a volta dos espectadores de maneira responsável, segura e com conforto.

Na capital, o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), apresentou requerimento dirigido à Prefeitura de Goiânia pela reabertura, com os protocolos sanitários adequados de prevenção à Covid-19, das salas de cinema. Na solicitação, intermediada por representantes das empresas instaladas em Goiânia, Policarpo informa os cinemas estão em funcionamento em cidades maiores ou com população similar.

Policarpo cita providências de reabertura adotados em outras cidades e capitais, como os cuidados com o sistema de climatização das salas. “Foi esclarecido sobre a renovação contínua de ar”, cita o documento. Em Goiânia, segundo levantamento feito pelo mandato do presidente da Câmara, as salas de cinema completam nesta quarta-feira 452 dias ininterruptos de fechamento.

“Outros municípios estabeleceram (para a retomada das atividades das salas de cinema), protocolos sanitários a serem adotados pelos funcionários, nas bilheteria, na bomboniére, nas salas de exibição, nos banheiros e em outros equipamentos assessórios, como autoatendimento, sala de funcionários, entre outros”, afirma o vereador.