O programa de distribuição dos kits de alimentação e a distribuição de smartphones, com acesso à internet, aos estudantes que tinham dificuldades de acompanhar as aulas de forma remota são iniciativas adotadas pelo governo goiano apontadas como exemplos positivos de políticas educacionais. O reconhecimento consta no relatório Education Policy Outlook produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

As duas ações foram realizadas por determinação do governador Ronaldo Caiado, em face do regime de aulas não presenciais criado por causa da pandemia de Covid-19. O governador Ronaldo Caiado anunciou o resultado durante reunião com prefeitos da região do Entorno do Distrito Federal, realizada nesta quinta-feira (1º/07), no Palácio das Esmeraldas. “Me deixa muito orgulhoso saber que o Estado de Goiás foi citado especificamente nesse estudo, mostrando que nós tivemos preocupação com a segurança alimentar e com o acesso à educação”, comemorou.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Governo de Goiás busca alternativas para garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da rede pública estadual. A distribuição dos kits de alimentação, o Auxílio Alimentação, permitiu que todos os 530 mil alunos da rede estadual de ensino fossem contemplados.

No mês de setembro de 2020, o governador Ronaldo Caiado realizou a entrega de 1.136 smartphones para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo foi atender a alunos da rede que não tinham acesso à internet.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma instituição intergovernamental com 38 países membros, fundada em 1961 com o objetivo de estimular o progresso e o comércio mundial. Ela trabalha em estreita colaboração com países da América Latina e Caribe (LAC) para facilitar o diálogo sobre políticas e disseminação de boas práticas em áreas como investimento, educação, inclusão, concorrência, boa governança, anticorrupção e política fiscal.