A Secretaria Municipal de Cultura (Secult), encerrou, nesta terça-feira (20/7), o semestre de atividades educacionais da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSG). O encerramento contou com apresentação do espetáculo “Centenário Astor Piazzolla”, com músicos da Orquestra e o violinista gaúcho, Carmelo de los Santos.
Por conta da pandemia, as aulas foram redirecionadas para as plataformas digitais. A OSG atendeu, no período, 360 alunos que participaram de mais de 16 cursos oferecidos.
“Foi um semestre rico, em que mantivemos o nosso foco, que é o de contribuir com a formação musical de novos artistas e a cultura em geral e o de colaborar com o aperfeiçoamento de músicos goianos. Além disso, tivemos a adesão de pessoas de várias partes do Brasil”, afirma o maestro titular e diretor artístico da Orquestra, Eliseu Ferreira.
Para um público maior de oito anos, as aulas de Formação Musical Online abrangeram modalidades como leitura musical, apreciação musical, história da música, flauta doce, flauta transversal, clarineta, teclado, bateria, violino, viola clássica, violoncelo e violão popular.
Já o Treinamento de Instrumentos Orquestrais, voltados para estudantes de música, contou com aulas dos diversos instrumentos de orquestra, além de cursos de Regência Orquestral, Violino Popular e Violoncelo Popular, ministrados pelos principais profissionais da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Teve, ainda, o “Por Dentro da Orquestra”, uma iniciativa voltada para classes regulares de escolas públicas e privadas, com ensinamento sobre instrumentos orquestrais por meio de filmes e games. Com abordagem divertida, atendeu a alunos de 10 escolas de Goiânia. “Foi um sucesso entre os estudantes”, conta o maestro Eliseu.
A grade das atividades online da Orquestra Sinfônica de Goiânia ofereceu também a ação “Pelas Bandas Daqui”, em parceria com o projeto “Ciranda da Arte”, da Secretaria de Educação do Governo de Goiás, por meio do qual atendeu a alunos de bandas escolares. Nesta modalidade, masterclasses e workshops foram ministrados por músicos da OSG a alunos de bandas de várias cidades do estado.
Leave A Comment