Cerca de 97,2% dos professores da rede pública estadual já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A informação é do governador Ronaldo Caiado durante o lançamento do guia contendo protocolos de segurança para combate a covid-19. Ele lembrou que só foi possível alcançar esse alto índice de imunização graças aos esforços do Governo de Goiás junto ao Ministério da Saúde.

O Guia de Implementação do Protocolo de Biossegurança e Medidas Pedagógicas para Retorno às Atividades Presenciais tem como objetivo orientar professores e gestores quanto às medidas pedagógicas e de monitoramento constante para a retomada das aulas presenciais. Em 41 páginas, o documento traz informações sobre a organização do espaço escolar e as medidas de prevenção e controle da Covid-19 durante o retorno gradual das aulas e será encaminhado para todas as prefeituras goianas colocarem em prática, de forma a uniformizar as ações e garantir a segurança de todos no retorno presencial.

Conforme a secretária Fátima Gavioli, o guia foi elaborado durante 90 dias com a participação de profissionais da Secretaria Estadual da Saúde, da Associação Goiana dos Municípios (AGM), da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Esse guia trata de todos os detalhes sobre como deverá ser a volta às aulas, incluindo distanciamento, cuidados com a alimentação, com a higiene dos alunos, acolhimento e ainda questões socioemocionais”.

Segundo ela, em nível nacional, Goiás sai novamente na frente com a publicação do Protocolo de Biossegurança. “Da mesma forma, fomos o primeiro Estado brasileiro a implantar o ensino remoto no país”, acrescentou. “Ninguém tem respostas prontas para a pandemia, mas em um mês de aulas presenciais, vamos avançar muito. A única coisa que não pode mais acontecer é as aulas continuarem sendo remotas, da forma como está hoje”, frisou.