O governador Ronaldo Caiado entregou, neste sábado (24/07), a conclusão das obras de revitalização do Palácio da Instrução, na cidade de Goiás, primeiro prédio em arquitetura art déco do Estado. A reforma do prédio histórico integra as celebrações alusivas aos 294 anos da antiga capital.
Apesar de sua importância, a construção sofreu depredação e perda dos traços originais em gestões anteriores. Durante anos, o Palácio da Instrução ficava escondido por uma quadra de esportes construída à sua frente. Agora, se constitui na sede da Coordenação Regional de Educação de Goiás, e oferece aos servidores mais conforto e melhores condições de trabalho.
O investimento na obra, executada sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi de mais de R$ 888 mil. A reforma começou em outubro de 2020 e foi entregue, neste sábado, inteiramente concluída e já em funcionamento.
Construído entre 1928 e 1929, o Palácio da Instrução representa um marco na mudança do estilo arquitetônico em Goiás e, na construção de Goiânia, o art déco fundamentou as edificações da nova capital.
O Palácio da Instrução sempre abrigou estruturas da educação estadual e faz parte dos bens históricos tombados da cidade de Goiás, que detém o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, concedido pela Unesco.
Durante os compromissos do sábado, o governador Ronaldo Caiado assinou a transferência do Estádio Hélio de Loyola para a Prefeitura Municipal. Com a assinatura, o objetivo é que Estado e município implantem, em parceria, projetos esportivos para as novas gerações.
“Queremos contribuir para que as crianças tenham acesso a atividades que lhes tragam saúde, melhor convívio social, além de valores importantes, como disciplina e respeito”, frisou o secretário de Esportes de Goiás, Henderson Rodrigues. Mesma opinião foi compartilhada pelo prefeito Aderson Gouvea. “Estamos fazendo aniversário e recebendo esse presente para todos”, celebrou.
O governador conferiu, ainda, o andamento da requalificação do Palácio Conde dos Arcos. Com 70% das obras concluídas, o local passa por reforma emergencial das instalações. O investimento é de cerca de R$ 130 mil para substituição de assoalhos, pintura das paredes e reformas de esquadrias. O novo piso recebe tratamento com cupinicida, o que garante a longevidade e a preservação das características barrocas.
Parte do patrimônio histórico, a residência oficial dos governadores na antiga capital possui mais de 30 cômodos, rico acervo de mobiliário e de peças antigas, e três pátios com jardins, sendo o maior deles, em estilo português. O trabalho delicado e minucioso associa técnicas da engenharia praticada no início da construção com uma arquitetura moderna e preservadora, garantindo as características originais.
Leave A Comment