As 143 unidades de ensino da região do Entorno do Distrito Federal estão adotando um sistema de reconhecimento facial que registra a presença dos alunos e servidores da rede publica educacional. O equipamento também afere a temperatura da pessoa identificada. As medidas fazem parte do protocolo de segurança contra a Covid-19 para retorno às aulas presenciais.

O recurso entra em operação em agosto e garante mais segurança para os pais dos estudantes da rede estadual e funciona da seguinte forma: O estudante entra na escola, passa pela máquina e o sistema vai aferir a temperatura e registrar a frequência. Assim, o transporte escolar e a cozinha tomam conhecimento da presença dele. Depois de 20 minutos, o pai ou responsável também recebe uma mensagem informando que o filho está na escola.

A novidade foi apresentada pelo superintendente de Tecnologia da Seduc Goiás, Bruno Marques Correia, aos coordenadores regionais, assessores pedagógicos e financeiros.

Segundo o superintendente, o sistema já está sendo implantado também nas 40 coordenações regionais e na sede centralizada da Seduc. “Para as demais instituições de ensino, essa tecnologia entrará em atividade a partir de janeiro de 2022”, revelou ele.

Neste primeiro momento o sistema será instalado em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino da região do Entorno do Distrito Federal. São contemplados os municípios de Águas Lindas de Goiás, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cabeceiras, Formosa, Vila Boa, Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Água Fria de Goiás e Planaltina.