A Prefeitura de Goiânia lançou na manhã desta sexta-feira (6/8) o Agosto Lilás, que tem como objetivo celebrar os 15 anos da Lei Maria da Penha.

Durante o mês de agosto, a Secretaria de Políticas Para as Mulheres realizará várias ações, como debates, lives, grupos reflexivos contra a violência doméstica, distribuição de material informativo sobre tipos de violência e cartilhas da Lei Maria da Penha atualizada, em feiras e bares da capital.

Como parte da programação, a Prefeitura da capital abre, a partir desse mês, o projeto Secretaria da Mulher nos Bairros, que visa levar mensalmente serviços sociais, psicológicos e jurídicos para mulheres em situação de vulnerabilidade, além de cursos de capacitação, cortes de cabelo, entre outras ações.

Segundo a pesquisa “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no último ano, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos diz ter sofrido algum tipo de violência ou agressão, no Brasil. A proporção corresponde a 17 milhões de mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual. [ https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2021-06/violencia-domestica-pandemia-tornou-o-lar-ambiente-ainda-mais-hostil]

As negras e mais jovens são proporcionalmente as maiores vítimas. Mais de uma em cada três mulheres, entre 16 e 24 anos, relata ter vivido algum tipo de violência. Entre as mulheres pretas mais de 28% delas disseram que sofreram agressões.

“Vamos levar atendimento jurídico, psicossocial e cursos de qualificação profissional para as mulheres de toda Goiânia”, afirmou a secretária de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos. Ela anunciou também que a Prefeitura de Goiânia possui um grande projeto para a região Noroeste. “Vamos transformar a região em um grande polo de confecção de moda, para que as mulheres possam trabalhar de suas casas para poder sustentar suas famílias de forma digna. Para isso, vamos capacitar as mulheres da região”, ressaltou.

.