A Orquestra Sinfônica de Goiânia dá início nessa quarta-feira,18, a três concertos presenciais em igrejas da capital. São os primeiros concertos presenciais do Coro Sinfônico de Goiânia desde março de 2020. Embora duos e quartetos formados por membros do coro tenham participado de concertos presenciais com a orquestra, esse é o primeiro concerto presencial com a participação de 16 vozes do grupo.
O acesso do público é limitado e condicionado aos protocolos sanitários vigentes e às orientações constantes no Decreto Municipal nº 3604 de 14 de julho de 2021, bem como as orientações próprias de cada igreja. Os cantores cantam de máscara e todos os músicos realizam testes de Covid-19 quinzenalmente com o objetivo de garantir a segurança dos mesmos e do público.
No programa dos concertos serão apresentados os trechos principais do Oratório Messias, de George Friedrich Handel. A regência será da maestrina Katarine Araújo e terá como solistas a soprano Joicy Carvalho, a mezzo Thais Meister, o tenor Matt Couto e o baixo Vitor Monte.
O oratório “Messias” de Handel tem um dos coros mais famosos do repertório coral sinfônico, o célebre Hallellujah. A obra inteira contém 51 movimentos divididos em 3 partes, mas será apresentado em formato reduzido. Sendo a obra mais famosa de Handel, foi concebida para a páscoa, mas depois da morte do compositor, é frequentemente apresentada durante o advento (período que antecede o Natal).
É uma excelente chance de apreciar um programa cultural de qualidade executado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia, que tem se destacado nacionalmente pela regularidade e ousadia de suas propostas artísticas e pedagógicas. Nesse período de pandemia tem sido uma das mais atuantes nas plataformas digitais, juntamente com o Coro Sinfônico de Goiânia e também com os grupos artísticos de bolsistas a ela agregados: Coro Juvenil de Goiânia, Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Banda Juvenil de Goiânia.
As apresentações acontecem dia 18 de agosto, 20h,na Paróquia Menino Jesus; no dia 20 de agosto, 20h, Paróquia São Pio X e no dia 22 de agosto, 11h, Catedral Metropolitana de Goiânia.
Leave A Comment