Como parte da retomada das atividades culturais, a Prefeitura de Goiânia realiza, neste domingo (29/8), em parceria com a Goiás Turismo, concerto presencial da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSG) no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer. A apresentação encerra o VI Workshop Nacional de Regência Orquestral com o maestro Cláudio Cruz.
Em obediência aos decretos relativos à pandemia de Covid-19, a apresentação terá um público limitado a 500 pessoas, o que corresponde a 25% da capacidade total do Palácio da Música. Será o primeiro concerto presencial no local desde dezembro de 2019. A apresentação começa às 11h e tem entrada gratuita.
O concerto será dividido em duas etapas. Na primeira, a OSG apresentará a versão sinfônica da Suite do Ballet Appalachian Springs, do compositor norte-americano Aaron Copland (1900-1990).
“É uma das obras mais significativas do repertório da música de concerto norte-americana, e que rendeu ao compositor o Prêmio Pulitzer em 1945. E também foi considerada, da noite para o dia, o retrato musical mais fiel dos Estados Unidos. Exceto por uma citação da canção tradicional Simple gifts, de Joseph Brackett, o restante da música é original, embora inspirada no folclore norte-americano”, explica o maestro titular e diretor artístico da OSG, Eliseu Ferreira.
Na segunda parte, haverá a apresentação da Sinfonia n. 02 em Ré Maior, do grande compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), cuja efeméride de 250 anos de nascimento seria comemorada em todo o mundo em 2020, mas a pandemia da Covid-19 fez com que essas comemorações fossem transferidas para 2021.
“É um dos compositores mais célebres de toda a história da música, sendo o primeiro a escrever música não somente para um mecenas ou uma autoridade, mas para um público ideal, com a noção consciente que sua obra permaneceria para a posteridade”, destaca Eliseu Ferreira.
A regência será compartilhada por cinco alunos do VI Workshop Nacional de Regência Orquestra, promovido pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e ministrado pelo maestro paulista Cláudio Cruz, um dos principais nomes da regência no Brasil atualmente.