A Prefeitura de Goiânia através da Central de Fiscalização Covid-19, interditou e autuou dois espaços onde ocorriam festas clandestinas na capital. Em uma delas estava o filho mais novo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)Jair Renan Bolsonaro, conhecido como 04, cuja foto aparece  publicada nas redes sociais por pessoas que estavam no evento. Embora a Prefeitura declare desconhecer a presença do rapaz, o jornal O Metrópoles confirmou a presença do jovem.

A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) disse em nota,  que na noite deste sábado (28),  durante as ações da Central de Fiscalização Covid19 (28), dois espaços de festa foram interditados por promoverem eventos de forma clandestina na capital. As equipes, formadas por auditores da Vigilância Sanitária (Visa), Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), agentes da Guarda Civil Meteopolitana (GCM) e Corpo de Bombeiros, chegaram aos locais após denúncias realizadas por meio do aplicativo da Prefeitura de Goiânia, o Prefeitura 24 horas.
“A primeira festa, organizada por grupos de WhatsApp, ocorreu em um estabelecimento no Jardim Petrópolis, região Oeste da cidade. No local, os auditores encontraram aproximadamente mil pessoas que estavam aglomeradas, sem máscara e fazendo uso de pista de dança, contrariando as medidas de segurança contra a Covid-19. As pessoas foram liberadas, o  estabelecimento  interditado e autuado. Foram aplicadas multas de R$10 mil por realização de evento sem  autorização e R$ 4,9 mil por desobediência aos protocolos de prevenção à pandemia. Os rumores da presença de um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, não foram confirmados pelos auditores” afirma a nota.

O presidente Jair Bolsonaro cumpriu agenda em Goiânia desde a última sexta=feira (27)quando participou da troca de generais do comando das Operações Especiais do Exército (Copesp). Ainda neste dia, Bolsonaro e apoiadores  participaram de um passeio de moto por Goiânia. No sábado (28/8), o presidente participou do 1º Encontro Fraternal de Líderes Evangélicos,  na Igreja Assembleia de Deus Campinas e em seguida, se encontrou com líderes empresariais e políticas goianas. Não constava da comitiva a presença do filho do presidente.

 

Rega-Bofe

Com a sugestiva denominação de EmOff, a festa que teve o ilustre convidado, reuniu mais de 1 mil pessoas em um espaço de eventos (Palácio Monte Líbano), localizado na região oeste de Goiânia. A venda de ingressos, de acordo com a fiscalização, foi feita em grupos de WhatsApp, e o local só foi divulgado horas antes do início da balada.

O  evento foi realizado em desacordo com as regras de combate a aglomerações, em razão da pandemia da Covid-19. Conforme a divulgação, a festa começou às 16h desse sábado, e a previsão era que ela durasse até as 8h deste domingo (29/8).

As equipes de fiscalização chegaram ao local por volta das 23h e constataram o descumprimento das regras sanitárias em vigência na capital. As pessoas estavam aglomeradas, dançando em pista de dança e sem máscara.

Eventos corporativos e sociais, em Goiânia, só estão permitidos com limite de 250 pessoas e com proibição de pista de dança. O fato chegou ao conhecimento dos fiscais por meio de denúncia.

A segunda festa, realizada em uma chácara na saída para Inhumas, região Noroeste, as equipes encontraram as mesmas irregularidades, porém o público presente era menor. A conduta dos auditores foi a mesma, pessoas  liberadas, local interditado e autuado. As multas aplicadas também foram as mesmas.