A Prefeitura de Goiânia inicia a aplicação da terceira dose contra Covid-19 em idosos institucionalizados nesta quinta-feira (2/9). Serão três locais que receberão as equipes para aplicação, sendo o abrigo São Vicente de Paulo e Espaço Vida, na região Sul, e o abrigo Solar Espírita apóstolo São Tomé, na região Noroeste. A Secretaria de Saúde ainda percorrerá 28 abrigos para que sejam vacinados mais de 800 idosos nos próximos dias.
“Não medimos esforços para que tenhamos as melhores estratégias de saúde para a população. Seguimos à risca todas as definições e orientações do Ministério da Saúde e vamos iniciar a terceira dose nos idosos institucionalizados para que possamos manter a segurança de toda população goianiense contra a Covid-19”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

 Segundo nota técnica do Ministério da Saúde  a dose extra vai ser destinada às pessoas acima de 70 anos e que estão há seis meses imunizadas, e as com baixa imunidade, chamadas de imunossuprimidas, que tenham sido vacinadas há, pelo menos, 28 dias com a segunda dose ou dose única.

Essa dose de reforço deve ser feita, preferencialmente, com a Pfizer. Segundo o Ministério da Saúde, a escolha desse imunizante é porque ele está mais disponível neste momento. Além disso, será reduzido o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca de 12 para oito semanas, também a partir de setembro.

De acordo com o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, a presença da variante Delta no país justifica essas medidas.

A dose de reforço e a redução do intervalo entre as aplicações foram decisões pactuadas entre o Ministério da Saúde e os conselhos estaduais e municipais de secretários de saúde.