Começaram as obras do maior empreendimento aeroportuário do Centro-Oeste brasileiro, o Antares Polo Aeronáutico, que está sendo erguido na Região Metropolitana de Goiânia, na cidade de Aparecida de Goiânia. Com investimento total na ordem de R$ 100 milhões, o empreendimento será voltado para aviação executiva, manutenção e operações logísticas. Ao todo, serão 2,096 milhões m² de área total, dos quais cerca de 611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 lotes com metragens entre 1.000 m² e 1.500 m², com possibilidade de áreas maiores de acordo com a necessidade dos operadores.
Com as obras iniciadas no dia 15 de julho, o terreno do Antares recebe atualmente os trabalhos de terraplanagem. Ao todo, a construção do empreendimento será dividida em cinco fases, sendo a primeira com previsão de entrega para 2024. “A primeira fase está prevista para ser concluída em 2024, com 72 lotes entregues, pista de pouso funcionando, além de área de embarque e desembarque e toda a infraestrutura necessária para os hangares, como energia elétrica, sistema de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e toda a área fechada com portaria monitorada”, explica o gestor da obra, o engenheiro civil Breno Luiz Rojas. Já adquiriram lotes no Antares empresas como Quick Aviação, Agrícola Cunha, H.Egídio Group, Sementes Santa Fé, Grupo Tecnoseg e Andreia Dourado.
Principal estrutura a ser construída no Antares Polo Aeronáutico, a pista de pouso e decolagens contará com 1.800 metros de extensão ou cumprimento, por 30 de largura, o que dá um total de 54 mil m². A pista será capaz de receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores, bimotores, até o Gulfstream 650. “Já há um estudo junto ao atual projeto para verificar a possibilidade de se alargar a pista, para aumentar a capacidade de operação do aeroporto executivo”, destaca Breno Luiz Rojas, gestor da obra.
O Antares receberá voos noturnos. “A pista de pouso e decolagem e as pistas de táxi serão entregues balizadas já na primeira fase do empreendimento e já temos estudos em andamento, para que esse balizamento seja alimentado por meio da tecnologia de placas de energia solar e para que a pista receba valetas de infiltração para a drenagem da água da chuva”, explica Breno Luiz.
Contando com uma área de preservação de 160 mil m², o Antares Polo Aeronáutico já tem todos os seus projetos de engenharia e arquitetura aprovados e licenciados por todos os órgãos ambientais.
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