A agenda de vacinação em Goiás, demais estados da federação e no Distrito Federal terão que ser reajustadas em função da perspectiva de atraso provocada por decisão do Governo Federal. Em comunicado enviado aos Estados no início da noite desta segunda-feira (06/09), o Ministério da Saúde  suspendeu a entrega de vacinas para os Estados nesta terça-feira (7) em razão das manifestações do Dia da Independência.
Ainda segundo a Secretaria Especial de Enfrentamento à Covid (Secovid) do MS, as doses também podem ficar retidas na quarta (8), com entrega prevista apenas na quinta-feira (9).
Os Estados que receberiam doses hoje (07/09), a exemplo de Goiás, terão as entregas reprogramadas para quarta-feira (08/09) ou quinta-feira (09/09). É preciso aguardar as planilhas do governo federal com os novos horários e voos.
Com a suspensão, mais de 2,6 milhões de doses que deveriam ser entregues aos Estados de acordo com a pauta de distribuição das vacinas, divulgada pelo próprio MS, vão atrasar.  A planilha com o cronograma aponta que todos os Estados serão afetados com a suspensão. Os lotes previstos para terça e quarta-feira são todos da Pfizer.

A quantidade retida se junta a outras 9,9 milhões de vacinas que já estavam pendentes de distribuição, de acordo com as informações do site de monitoramento “Quantas doses”.