O governador Ronaldo Caiado se encontra hoje, sexta-feira, 17, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para agenda conjunta em Mara Rosa, onde acontece o lançamento das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Os 383 quilômetros de trilhos da Fico ligarão o município do Norte goiano a Água Boa (MT) e interligam o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, Ilhéus (BA).
Segundo o governo federal, serão destinados R$ 2,7 bilhões ao projeto. A construção da Fico foi possibilitada por investimento cruzado, utilizando a outorga da renovação antecipada de contrato com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. Vale e Valec são parceiras na execução da obra, que deve gerar 4,6 mil empregos, entre diretos e indiretos.

 

O evento faz parte da programação do Setembro Ferroviário, mês dedicado aos projetos de infraestrutura em ferrovias pelo governo federal e permitirá o acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA). O projeto  gerará 7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda) durante a construção.

O projeto vai ser realizado em duas fases, sendo a primeira entre Mara Rosa/GO e a Ponte sobre o Rio Araguaia. Já a segunda etapa será da Ponte sobre o Rio Araguaia até Água Boa/MT. Vai seguir de Leste para Oeste, a partir das cidades localizadas nos pontos iniciais de cada um dos trechos. Os primeiros 30 quilômetros de construção da fase inicial ligam os municípios de Mara Rosa/GO, onde fará conexão com a Ferrovia Norte Sul (FNS), e de Alto Horizonte/GO.

Setembro Ferroviário – O mês dedicado ao modo ferroviário pelo Governo Federal, Minfra e seus entes vinculados começou com o evento de lançamento do programa Pro Trilhos, que aconteceu no dia 2/9, no Palácio do Planalto, seguido pela cerimônia da assinatura de contrato da FIOL 1, ocorrida no dia 3/9, na Bahia.