O Procon Goiânia realizou no primeiro semestre deste ano 7.296 atendimentos presenciais e online. Conforme dados estatísticos do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), deste número, as mulheres representam a maioria dos consumidores que procuram reclamar seus direitos junto ao órgão. Ao todo, 4.212 queixas foram solicitadas por elas, o que representa 57,73% do público. Por outro lado, houve 3.084 solicitações por parte de homens, representando 42,27%.
A faixa etária de mulheres que procuram o Procon Goiânia está entre 31 a 60 anos. O levantamento também mostra os assuntos que mais trouxeram o consumidor ao órgão. As reclamações referentes a instituições financeiras estão em primeiro lugar no ranking, com 1.998. Nessa categoria, há queixas de cobranças indevidas de cartão de crédito, juros abusivos e empréstimo consignado.
Outro assunto campeão de reclamação, com 1.690 queixas, são os problemas com sites de compras online. Os consumidores procuram o Procon para reclamar sobre atrasos na entrega de produtos, mercadorias com defeito e dificuldade em cancelar compras. Sobre questões de energia elétrica, água, telecomunicações, agências e operadoras de viagens foram registradas 1.636 queixas. Já os serviços de má qualidade tiveram 1.319 reclamações.
O presidente do Procon Goiânia, Gustavo Cruvinel, reforça que o atendimento do órgão é gratuito e sem burocracia. “O atendimento do Procon é para todos os consumidores. A nossa equipe está preparada para resolver o seu problema. Caso o problema não seja resolvido, o Procon fará uma audiência de conciliação. E, se mesmo assim o problema não for solucionado, o consumidor é orientado a procurar a Justiça”, explica.
Para ser atendido no Procon Goiânia é preciso agendar horário por meio dos telefones 3524-2936 ou 3524-2942, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O consumidor que optar pelo atendimento virtual poderá enviar a sua demanda para o e-mail: atendeprocon@goiania.go.gov.br ou pelo aplicativo Prefeitura 24h.
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