Após o fechamento dos dados das doses aplicadas no último sábado (2/10), a capital goiana ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas de 12 anos ou mais vacinadas com a primeira dose ou dose única dos imunizantes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O número é de 1.005.271 pessoas e representa 77,41% da população estimada em 1.298.710 pessoas com mais de 12 anos.
Já em relação a população adulta, 83,52% dos goianienses maiores de 18 anos já tomaram pelo menos uma dose da vacina e 52,13% estão totalmente imunizados. “Esse avanço é possível porque ampliamos a aplicação de 1ª dose em todos os postos de rotina de Goiânia, que são de 50 locais, e hoje, além desses, estamos com 41 pontos de disponíveis para aplicação de 2ª e 3ª doses”, enumera o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, ao acrescentar que 28.815 adolescentes já foram vacinados e 12.209 pessoas já receberam a 3ª dose.
A Prefeitura de Goiânia realiza semanalmente as ações de testagem da população para Covid-19. Desde as últimas semanas, o município tem feito os exames diariamente, sempre de segunda a sexta-feira, nas modalidades pedestre que funciona por meio de agendamento prévio, e também drive thrus que atendem demanda espontânea, sempre das 8h às 16h.
São realizados semanalmente quase 6 mil testes que podem ser feitos em pessoas a partir de cinco anos de idade e que não apresentem sintomas. O exame fica pronto em cerca de 20 minutos e, caso necessário, é possível receber atendimento e encaminhamento médico. Para informações sobre as datas e locais, bem como agendar o teste, basta acessar o site: https://www.goiania.go.gov.br/testagemampliada/.
Foto: Jucimar Sousa