Uma opção de lazer e cultura no final de semana em que Goiânia completa 88 anos: a Feira das Pretas + que orre nos dias 23 e 24 de outubro, no terceiro piso do Shopping Bougainville. O evento traz exposição e venda de peças criadas por mulheres negras do ramo da moda, produtos alimentícios, artes plásticas, artesanato, saboaria artesanal, óleos essenciais.
A Feira das Pretas + faz parte de um projeto piloto de atenção e retomada econômica para o pós-pandemia em parceria com grupos de mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais. A ação visa fortalecer projetos de economia criativa com atenção à diversidade étnica e racial que existe no município, segundo considerações da Secretária de Direitos Humanos.
Sob a direção da artesã e afroempreendedora Renata Caetano, idealizadora do projeto, a Feira das Pretas + tem o intuito de criar e possibilitar estratégias de mercado frente ao índice crescente de desemprego (que já existia) e se alarma na pandemia da população negra, em específico da mulhernegra. “A Feira representa um espaço de representatividade, diversidade e equidade. Levantamos pautas de discussões sobre racismo estrutural e as disparidades que dele advém. Para além do espaço físico, é um espaço de empatia, afeto”, reforça Renata.