A partir desta segunda-feira (25/10), a Prefeitura de Goiânia passa a vacinar os moradores da cidade com 12 anos ou mais contra a Covid-19, como prevê o Ministério da Saúde (MS), em 60 salas onde já são realizadas as vacinas de rotina ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, todas as pessoas, independente do tipo de vacina que irão tomar e se é primeira, segunda ou terceira dose, serão atendidas nesses locais, todas sem agendamento, inclusive os adolescentes.
Em Goiânia, 60.288 adolescentes com idade de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. A marca foi atingida nesta quinta-feira (21/10) após o fechamento dos dados da vacinação da capital goiana. Esse público específico é atendido, por agendamento, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e equivale a 46,53% da população estimada que é de 129.581 adolescentes.
Por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas o imunizante da empresa farmacêutica Pfizer pode ser aplicado nos jovens. Nesta sexta-feira (22/10), a aplicação da primeira dose permanece em 14 pontos e ainda há disponibilidade de vagas nos pontos de vacinação para esta sexta-feira (22/10) pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou pelo site da Prefeitura de Goiânia.
“É de se comemorar o avanço da vacinação em Goiânia. Estou muito feliz porque já estamos conseguindo imunizar uma família inteira, como, por exemplo, dos filhos aos bisavós”, comemora o titular da SMS, Durval Pedroso, ao acrescentar que o público de 12 a 17 anos tem demonstrado tamanha preocupação com a vacinação e isso tem influenciado todas as faixas etárias. “Quero, inclusive, parabenizá-los pelo engajamento, além de pedir que reforcem com os amigos e a família a importância em completar o esquema vacinal”, enfatiza.
Conforme o vacinômetro de Goiânia, 981.898 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 o que equivale a 83,99% da população adulta, 674.008 estão imunizados com a segunda dose e, dessas, 27.178 receberam a dose única e equivale a 52,56% da população adulta. Até esta terça-feira, 56.922 pessoas receberam a aplicação da terceira dose na capital.
A ampliação de salas de vacinação determina nova estratégia da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte das comemorações dos 88 anos de Goiânia. A expectativa é dobrar a capacidade de vacinação do município e visa aumentar, de forma considerável, o percentual de pessoas com o esquema vacinal completo que hoje está em 57,05% da população acima de 18 anos e 51,36% se for considerada a população toda acima de 12 anos. Com a nova estratégia, os moradores de Goiânia terão a oportunidade de se vacinarem mais próximos de suas casas. Caso a pessoa esteja no dia de tomar o imunizante, basta se dirigir a um desses postos. É um presente no aniversário de Goiânia.