Durante encerramento da Semana Internacional de Combate à Corrupcão 2021 coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), o Estado premiou órgãos estaduais que se destacaram nos rankings do Programa de Compliance Público (PCP) e do Goiás Mais Transparente.
Os vencedores da premiação foram divididos por categoria. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), venceu no Grupo I, que reuniu órgãos de até 200 servidores. Na entrega do prêmio, o presidente Vanderlei Cassiano foi representado por Robson Domingos. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), sob a gestão de Pedro Sales, venceu na categoria Grupo II (órgãos de 201 até 1.000 servidores); a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), comandada por José Essado, venceu no Grupo III (órgãos acima de 1.000 servidores). O órgão de destaque em gestão de riscos foi a Saneamento Goiás (Saneago), que tem Ricardo Soavinski como presidente.
No prêmio Goiás Mais Transparente, o Ministério Público do Estado venceu a Categoria I – Poderes Autônomos; a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), sob a gestão de Tiago Mendonça, venceu a Categoria II – Órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas. A Agência Goiana de Gás Canalizado (Goiásgás), sob a presidência de Marcelo Alves de Sousa, venceu a Categoria III – Empresas públicas e sociedades de economia mista.
O Prêmio Inovação em Transparência Pública foi para a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), sob a gestão de Joel de Sant’anna. Na categoria Servidores Destaque em Gestão de Riscos, o prêmio foi para Leidina Rosa dos Santos, da Secretaria de Comunicação (Secom).
O PCP desenvolve ações com base em quatro eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. O intuito é melhorar a governança e prestação dos serviços públicos nos órgãos estaduais, com melhores entregas à sociedade, além de implementar uma cultura de gerenciamento de riscos. Instituída em todos os órgãos estaduais, a iniciativa tornou o governo goiano referência nacional no tema, além de melhorar a gestão estadual e promover a economia de mais de R$ 1,5 bilhão em dois anos.
A evolução da implementação do PCP no Estado de Goiás é garantida por meio do ranking anual realizado pela CGE, que avalia o desempenho de todos os órgãos na implantação e desenvolvimento do programa. Controlador-geral do Estado, Henrique Ziller fez um balanço dos resultados do Programa de Compliance Público, implantado pelo governador Ronaldo Caiado em 2019, logo no início de sua administração.
O vice-governador Lincoln Tejota destacou o esforço dos servidores na execução do programa que está deixando marcas profundas e vai se transformar em política de Estado. “Parabenizo cada um dos servidores, cada um daqueles que estão se doando, se entregando, na certeza de que estamos combatendo um bom combate”, disse Tejota.
Além dos troféus aos órgãos da administração direta e indireta que se destacaram, foram entregues ainda, as premiações dos servidores que tiveram um desempenho acima da média na execução da gestão de riscos e distribuídas as certificações de capacitação em compliance público.
“Esse prêmio é o resultado do esforço, comprometimento e engajamento de todos da Secom. Eu estou apenas como representante, pois o prêmio é de todos que me ajudaram e é de toda a Secom”, disse a servidora Leidina Rosa dos Santos, uma das coordenadoras do Escritório de Compliance da Secretaria de Comunicação (Secom).
Para o conselheiro Sebastião Tejota, que representou o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o compliance tem diminuído a corrupção no Estado de Goiás e facilitado o controle externo, auxiliando o trabalho do órgão. “Vamos seguir na busca pela máxima transparência”, disse Tejota. Vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Zacarias Neves apontou o avanço no combate à corrupção: “a gente sente no dia a dia que o nosso Estado está cada vez melhor na área do combate à corrupção, isso é visível”.
Leave A Comment