A cidade de Goiás comemora nesta terça-feira duas décadas do título concedido pela Unesco. São mais de 290 anos de história que serão comemorados com programação especial. O título internacional foi concedido pela Unesco em 14 de dezembro de 2001. Após reconhecer a importância do conjunto arquitetônico da antiga capital, a entidade estabeleceu uma série de obrigações a serem cumpridas para a manutenção do título. O governador Ronaldo Caiado estará na cidade para participar das comemorações.
Às 11 horas no Santuário do Rosário, acontece a homenagem as entidades que foram importantes para a obtenção do título, bem como personalidades e autoridades. O destaque do evento será a lembrança de personalidades antecedentes, como Americano do Brasil e Frei Simão Dorvi, dentre outros.
A homenagem também celebrará personalidades atuantes pela obtenção do título que já faleceram. Na categoria ‘In Memoriam’, estão personalidades como Brasilete Ramos Caiado, José Mendonça Teles, Paulo Bertran e Francisco Weffort – em ministro da Cultura fundamental para o reconhecimento.
Dentre personalidades atuantes, a solenidade lembrará as ações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ex-governador Marconi Perillo, Salma Saddi, Jurema Machado, dentre outros.
Serão ainda destacadas instituições, dentre outras, Museu Casa de Cora Coralina, Gabinete Literário Goyano e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Leave A Comment