A empresa de energia elétrica, Enel Goiás inaugurou, nesta quinta-feira (16/12),  nova linha de distribuição de alta tensão  na Subestação Itiquira, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com dados da companhia, a estrutura atenderá 24 municípios do Nordeste Goiano, com um investimento de R$ 40 milhões por parte da Enel. A obra vem ao encontro das tratativas do governador Ronaldo Caiado, junto à companhia, para que o serviço prestado pela empresa, em Goiás, apresente maior qualidade.
Para o governador, com a energização da linha, aliada aos projetos e estudos encabeçados pelo Governo do Estado, a região será um polo de fruticultura no País. “Goiás necessita de energia, nós precisamos crescer e não podemos esperar”, alertou ao pontuar que, com credibilidade, teve o reconhecimento da Enel em antecipar cronograma de investimentos no Estado.
Caiado projeta um ano de solidez e de crescimento. “Goiás vai ser o Estado que mais vai brilhar nessa nação, fizemos a tarefa de casa”, disse.
A entrega da Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Brasília Leste – Itiquira é considerada uma das mais importantes realizadas pela Enel desde que chegou a Goiás. A projeção da empresa é atender 163 mil clientes. Com 56 quilômetros de extensão, a nova estrutura conecta a Subestação Brasília Leste, no Distrito Federal, à Subestação Itiquira, em Formosa.
Caiado avaliou ainda que a ação, direcionada a uma das regiões mais carentes do Estado, soma para garantir os objetivos do Executivo, em especial a promoção da igualdade entre os goianos. “Nós vamos estender as mãos e trabalhar para que realmente o goiano se sinta em condição de cidadania e possa, cada vez mais, viver com dignidade no nosso Estado”, defendeu.
“Vamos chegar nas pessoas, não é possível ter um Goiás desenvolvido e um Goiás carente”, destacou o governador. Ao pontuar a estratégia de governar para todos, Caiado ponderou sobre o histórico de esquecimento da região. “A verdade é que o Nordeste sempre foi uma grande matéria de campanha eleitoral. Quem já investiu no Nordeste?”, questionou ao citar o leque de ações implementadas na região, entre rodovias, pontes e investimentos em educação.
O governo tem alertado sobre o suprimento de energia elétrica, que tem sido “o grande gargalo” para o crescimento de Goiás. Dados da Enel apontam que todo o Nordeste Goiano contava com uma única rede de alta tensão, que não garantia atendimento para unidades consumidoras como grandes comércios, indústrias ou propriedades rurais. “Essa subestação de Itiquira vai dar à região capacidade de viabilizar investimentos e gerar emprego, que é o que nós precisamos nesse 2022”, declarou o governador.
Segundo a concessionária, a nova estrutura foi concluída em tempo recorde, já que a previsão de término era o final de 2022. Para o diretor de Alta Tensão da Enel Brasil, Fernando Andrade, o tempo de execução tornou-se uma referência para a companhia, em especial pelos “desafios geográficos e fundiários” encontrados na região.