O Detran de Goiás disponibilizou em suas redes sociais, o calendário do IPVA 2022 para contribuintes do estado. A quitação do tributo, por exemplo, começa a partir do dia 28 de janeiro. Os descontos vão até 10% para quem fizer o pagamento em cota única. Há possibilidade também de parcelar o IPVA em até 3 parcelas. A primeira cobrança tem data de vencimento no dia 28 de janeiro, no caso, a cota única.
O imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores(IPVA) é tributo estadual portanto, condições e datas para pagamento tem variação estabelecida por cada uma das unidades federativas. e deve ser pago anualmente pelos proprietários de veículos. O valor a ser cobrado considera a taxa aplicada em cada estado e o valor médio do veículo.
A Secretaria da Economia de Goiás informa que as alíquotas do IPVA não terão aumento em 2022. A última vez que foram alteradas foi em 2015, há mais de seis anos.
As alíquotas variam de acordo com os veículos ficando assim estabelecidos:
- 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.
- 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos).
- 3,45% para os veículos utilitários.
- 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.
Para fazer o cálculo basta aplicar a taxa cobrada pelos estados (Goiás é 3,75%), pelo preço médio do veículo, cujo valor pode ser consultado na tabela FIPE( Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O vencimento está sempre atrelado ao algarismo final da placa do veículo.
Leave A Comment