Em agenda por municípios do Nordeste e Norte goianos desde o dia 30 de dezembro, o governador Ronaldo Caiado esteve, nesta terça-feira (05/01), em Formoso e Santa Tereza de Goiás. Primeiramente, ele vistoriou as obras da ponte sobre o Rio Santa Tereza, no km 344 da GO-241, que faz a ligação entre as duas cidades. Em seguida, seguiu para os municípios, acompanhado de autoridades da região.
No local, o governador conversou com trabalhadores da obra, com o prefeito de Formoso, Halison Macedo dos Santos, o Halison do Leilão, e com populares que estavam dos dois lados da ponte, que está interditada desde o dia 25 de dezembro, quando a água do rio atingiu a altura da pista e encobriu a passagem. Como as chuvas não cessaram, o alagamento e a correnteza causaram danos ao encabeçamento, mas sem comprometer a estrutura de concreto.
Equipes da Goinfra trabalham, também, na mesma pista, na construção do bueiro sobre o Córrego Barreiro, no trecho entre Mutunópolis e Estrela do Norte. Nos dois casos, a previsão é de que sejam finalizadas as intervenções em 20 dias trabalhados, segundo a agência, que mantém programação de ações emergenciais e equipes de manutenção de plantão por toda a região para garantir trafegabilidade e segurança, além de solucionar os estragos causados pelas fortes chuvas que caem há quase 10 dias na região e que devem continuar por outros 10.
Com início programado para este mês de janeiro, oito novas patrulhas mecanizadas ficarão à disposição das prefeituras para a execução de serviços de melhorias nas vias vicinais, em zonas rurais.
Desde o dia 30 de dezembro, o governador acompanha de perto as dificuldades das famílias que estão ilhadas e a distribuição de alimentos, água e medicamentos nas duas regiões. Nesta segunda-feira (04/01), em reunião virtual, Caiado pediu ajuda à bancada federal de Goiás para que o Estado seja incluído na lista de unidades federativas que terão acesso aos recursos da medida provisória que destina R$ 700 milhões, do Ministério do Desenvolvimento Regional, às regiões afetadas pelas chuvas. “Não é justo que nosso Estado seja deixado de lado, uma vez que também foi duramente penalizado pelas cheias”, ponderou o governador.
“Desde o dia 30 que estou no Nordeste goiano. Lá, a chuva penalizou demais as comunidades, várias ficaram 100% isoladas. Rodovias também foram totalmente inviabilizadas. O eixo principal do Nordeste goiano, que é a GO-118, foi 100% interrompido. Foram dias muito difíceis, mas, graças a Deus, demos conta de abastecer com alimentos, medicamentos e água, todas as comunidades. Hoje, vim para cá ver também esse grande transtorno para vocês. Pois temos que estar juntos. Vocês sabem, fui criado desse jeito”, ressaltou o governador.
Participam também das agendas em Formoso e Santa Tereza vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, primeiras-damas e outras autoridades das duas cidades.
Leave A Comment