Nesta semana, a Prefeitura de Aparecida insere o drive da Cidade Administrativa no circuito de postos fixos de testagens com o exame RT-PCR. O drive de testagem irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, com serviços de diagnósticos da covid-19, mediante agendamento. Há no município dez pontos de coleta, sendo três drives. Em todos os locais, o exame é realizado mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo 0800-646-1590, bem como por encaminhamento médico.

A partir desta segunda-feira, 24, todas as crianças de 5 a 11 anos poderão ser imunizadas contra a covid-19 em sete postos fixos: a Central de Imunização e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. A imunização nas UBS’s ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.

A cidade também começa a vacinar moradores de 6 a 17 anos com o imunizante Coronavac. A vacina é destinada a crianças e adolescentes que não apresentem imunossupressão. A aplicação ocorrerá nos mesmos postos em que a Pfizer é oferecida ao público pediátrico: Central de Imunização e UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 29 de janeiro, a cidade contava com um estoque de 2.910 doses da Pfizer pediátrica e 1.401 da Coronavac.

Atualmente, qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 37 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela SMS: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação do documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.