Dados divulgados pela administração municipal de Goiânia atestam que as mulheres são maioria no quantitativo de servidores públicos do município. O levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) aponta que 68% dos cargos da Prefeitura de Goiânia são ocupados por mulheres. Em números absolutos, esse percentual significa que a capital tem 36.679 servidoras e 17.272 servidores.
As secretarias que mais se destacam pela presença feminina são a Educação, com 15.557 colaboradoras; e a Saúde, com 7.679. No entato esta realidade destoa do resto do pais já que d
ados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anteriores a pandemia apontam que as mulheres ocupam 44% das vagas do mercado formal de trabalho no Brasil.
Os números mostram ainda que a média nacional de remuneração também reflete a histórica desigualdade de gênero: mulheres ganham até 22% menos do que os homens para desempenhar funções similares.
Com relação ao restante do mundo, nesta semana o Fundo Monetário Internacional (FMI) mostrou que a participação das mulheres no mercado de trabalho ainda está 20% abaixo da dos homens.