Jovens de Goiânia e região metropolitana ganharam nesta terça-feira,15 o Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC), na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta. A ação do Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), tem a parceria da organização Programando o Futuro com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade na área de tecnologia.
“Milhares de jovens vão escrever uma nova história por meio da formação profissional e experiência em tecnologia, área que tende a crescer a cada dia e tem muito a oferecer no quesito oportunidades”, disse a coordenadora do GPS e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado. O programa que permitiu a estruturação do CRC é o Sukatech, iniciativa gerida pelo programa Goiás Social, coordenado pelo GPS com o propósito de combater a vulnerabilidade social.
A unidade tem capacidade para processar 500 toneladas de lixo eletrônico e recondicionar 1,5 mil computadores. Até agora, o Sukatech já coletou 28 toneladas de lixo eletrônico no Estado, devolveu 204 máquinas para os laboratórios Include, formou 90 pessoas e, atualmente, está capacitando mais 59.
Durante o evento, foram sorteados dois computadores. Os alunos da Escola do Futuro, Guilherme de Melo e Augusto Moreira foram os ganhadores de duas máquinas recondicionadas.
Leave A Comment