Em função do aumento de reclamações relacionadas a empréstimos consignados e prática de marketing abusivo, o Procon Goiânia notificou os bancos digitais C6 e Pan nesta segunda-feira (21/03). As empresas têm 20 dias para responder aos questionamentos, sob pena de multa. De acordo com o Procon, só março já foram protocoladas 150 reclamações contra essas duas instituições.
No que diz respeito aos consignados, a maior parte das queixas traz relatos de que os bancos cobraram valores de empréstimos não contratados pelos clientes. Parcela significativa dos consumidores lesados são aposentados e pensionistas do INSS.
As denúncias de marketing abusivo, por sua vez, contêm relatos de assédio supostamente praticado por correspondentes bancários que ofereciam serviços em aplicativos de mensagens e ligações.
As empresas devem informar como e por que canais elas oferecem e viabilizam a contratação de crédito consignado. A notificação do Procon Goiânia também pede explicações sobre como o consumidor pode cancelar as operações indevidas e pergunta como os problemas relatados foram (ou serão) resolvidos.
O Procon Goiânia orienta o consumidor a registrar reclamações sobre empréstimo consignado pelos telefones (62) 3524-2942, 3524-2936. Ainda, pelo e-mail atendeprocon@goiania.go.gov.br e aplicativo Prefeitura 24h.
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