No mês dedicado a ações de proteção as mulheres vitimas de violência, a Prefeitura de Goiânia lança o primeiro Botão de Pânico para mulheres com medidas protetivas atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura, no estado de Goiás. A cidade conta com um Módulo Rede Mulher, que possibilita inscrições gratuitas em cursos de capacitação e resposta a quiz sobre os tipos de violência doméstica.
O Botão de Pânico foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Políticas para Mulheres (SMPM) e de Ciência e Tecnologia (Sictec), em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM). A ferramenta é acessada pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas, e disponibilizada apenas para mulheres com medidas protetivas e atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura.
Os dados relativos às medidas protetivas são enviados pelo Tribunal de Justiça de Goiás, com informações sobre a mulher e o agressor. Assim que o botão é acionado, é enviada a ocorrência automática à Central da GCM que, em seguida, encaminha a patrulha mais próxima para atendimento em tempo hábil.
Já o Módulo Rede Mulher está disponível não só no aplicativo Prefeitura 24 horas, como na página inicial do site oficial da Prefeitura de Goiânia (https://www.goiania.go.gov.
Para acessar o Módulo Rede Mulher e responder ao quiz sobre violência doméstica, basta seguir os procedimentos abaixo:
-Acessar o aplicativo Prefeitura 24 horas;
-Fazer login. Caso a mulher não tenha uma conta, é possível se registrar na hora ou acessar anonimamente, clicando em “Entrar como Anônimo”;
-Após login, clicar em “Serviços” e acessar o ícone “Rede Mulher”;
-Clicar em “Começar” para iniciar o quiz;
-Responder ao questionário informando “Sim” para as opções com as quais a mulher se identifica, e “Não” para as questões com as quais não se identifica. É possível, também, deixar opções sem resposta;
-Após clicar em “Finalizar”, será exibido o resultado do quiz, apresentando os tipos de violência aos quais a mulher está exposta, com base nas respostas assinaladas, e também os canais de denúncia da Rede de Proteção.
O quiz está disponível também pelo Portal da Prefeitura (goiania.go.gov.br), clicando no ícone na página inicial. Já para se inscrever em um dos cursos de capacitação para mulheres pelo módulo, o passo a passo é:
-Acessar o aplicativo Prefeitura 24 horas e fazer o login. Caso não tenha uma conta, é possível se registrar na hora. Aqui, não é possível efetuar o cadastro anonimamente;
-Após login, clicar em “Serviços” e acessar o ícone “Rede Mulher”;
-Escolher a opção “Inscreva-se”, logo depois clicar em “Inscrição” para inserir os dados pessoais e avançar;
-Escolher um dos cursos disponíveis, a turma pretendida e conferir as informações;
-Ler e aceitar o Termo de Compromisso e finalizar a inscrição.
É possível também fazer a inscrição via web, acessando o ícone disponível no portal da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br).
Botão de Pânico
O Botão de Pânico é disponibilizado apenas a mulheres com medidas protetivas e atendidas pela Patrulha Mulher Mais Segura. Em caso de emergência, a vítima deve proceder da seguinte forma:
-Acessar o aplicativo Prefeitura 24 horas e efetuar o login. Caso não tenha uma conta, é possível se registrar na hora;
-Após login, clicar no botão “Pânico”.
-Após ativado, aparecerá a informação de que a Guarda Municipal foi acionada;
-A equipe da GCM mais próxima se deslocará até o local de ativação do botão;
-Um novo acionamento só será permitido após 15 minutos;
-Caso o botão seja ativado fora de Goiânia, aparecerá a informação “Ligar no 190”.
Leave A Comment