Não faltam datas comemorativas na semana entre 27 de março e 2 de abril de 2022. Neste domingo (27), temos a celebração do Dia Mundial do Teatro, do Dia Nacional do Circo e do Dia do Grafite. O Dia Nacional do Circo é uma homenagem ao palhaço paulista Abelardo Pinto, mais conhecido como Piolin. Em 2022, o nascimento dele completa nada menos do que 125 anos.
O Dia do Grafite, que também é comemorado neste domingo, é uma homenagem a um dos pioneiros da arte no país: Alex Vallauri. E ainda neste domingo (27), completam-se dez anos sem Ademilde Fonseca. Ela recebeu o título de rainha do choro e é tida por muitos como a mais importante cantora do gênero.
No dia 28 de março, mas no ano de 1952, falecia a jornalista e política Antonieta de Barros. Ela foi a primeira mulher negra a ser deputada estadual no país, por Santa Catarina, e propôs uma lei para criar o Dia do Professor.
Há 115 anos, no dia 29 de março, nasceu Braguinha – apelido do compositor Carlos Alberto Ferreira. Também conhecido pelo pseudônimo João de Barro, Braguinha tem uma obra com mais de 400 composições, que vão de marchinhas como Touradas em Madri e Pirata da Perna de Pau a músicas infantis. Ele faleceu em 2006.
Nesta semana, até a “mentira” é lembrada. O dia 1º de abril é o tradicional Dia da Mentira. A origem da data tem nada menos do que 500 anos.
A semana tem, ainda, no dia 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil – uma homenagem à data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos como O Patinho Feio, A Pequena Sereia e A Rainha da Neve – e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data marca a luta das famílias por inclusão e qualidade de vida para os pequenos que estão dentro do espectro.
Para além das datas comemorativas, a semana também é marcada pelos 70 anos do nascimento do ator e comediante fluminense Jorge Lafond, a drag queen Vera Verão, (29 de março) e dos 40 anos do início da Guerra das Malvinas, no dia 2 de abril – mesmo dia em que faleceu Samuel Finley Breese Morse, criador do telégrafo com fios e o código Morse. No dia 30, é lembrada a morte do matemático, físico, filósofo e astrônomo inglês Isaac Newton, falecido há 295 anos – de acordo com o calendário gregoriano.
Dados da coluna Hoje é Dia da Agência Brasil
Leave A Comment