O médico Sandro Rogério Rodrigues Batista é o novo secretário de Estado da Saúde. “A escolha do nome foi pela sua competência, capacidade, credibilidade e trabalho. Retorne isso à população de Goiás”, recomendou o governador ao dar posse ao novo auxiliar, que substitui Ismael Alexandrino.
Passado o período mais crítico da pandemia, Caiado elencou as principais missões da pasta em 2022, e que agora passam a ser responsabilidade do novo secretário. Entre elas, atender as cirurgias eletivas, represadas devido à Covid-19, e dar sequência ao já exitoso processo de regionalização, inclusive a partir da abertura de novas policlínicas. “Pesquisas apontam que saúde ainda é a maior demanda da população. Temos de ter essa consciência. As pessoas precisam ser atendidas o mais rápido possível”, ressaltou.
Sandro agradeceu a oportunidade de liderar a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Seu juramento como médico, disse, se estende ao compromisso pessoal como titular da pasta: “salvar vidas e cuidar da saúde das pessoas”. À lista de desafios repassados pelo governador, ele acrescentou a intensificação de ações para combater a dengue. Até por isso, mencionou a importância de fortalecer o diálogo com as prefeituras, uma continuidade ao trabalho iniciado por Ismael. “Saúde não é feita no gabinete. Ela pode até ser decidida lá, mas acontece nos municípios”, sublinhou.
Ismael, que comandou a pasta desde 2019, afirmou que a Saúde de Goiás está em boas e experientes mãos. “Vai fazer uma brilhante gestão. É profundo conhecedor do Sistema Único de Saúde (SUS) e transita nas esferas tripartites com tranquilidade”, disse sobre o sucessor. O ex-titular, que aspira participar das eleições neste ano, deixou o cargo no início do mês em respeito à legislação eleitoral. A solenidade de posse foi realizada no auditório da Escola de Saúde de Goiás, na Vila Legionários, em Goiânia.
Sandro é formado em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela mesma instituição. O profissional é especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). O médico já exerceu cargos de assessoramento técnico junto a várias áreas da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Secretaria de Estado do Distrito Federal, onde é servidor de carreira. Até abril de 2021, ocupou o cargo de superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO.
Pesquisador nas áreas de Atenção Primária à Saúde e Sistemas de Saúde, Sandro ainda é co-líder do Grupo Brasileiro de Estudos sobre Multimorbidade (GBEM) e coordenador do Grupo de Interesse Especial em Multimorbidade da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Além disso, é professor adjunto do Serviço de Medicina Comunitária da Faculdade de Medicina da UFG e membro do Comitê Gestor da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde.
Leave A Comment