A Prefeitura de Goiânia reativou, nesta quarta-feira (20/04), por meio do Decreto n° 633, de 2022, o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Pop Rua). O grupo é composto por representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada, e tem como objetivo acompanhar e monitorar os serviços, programas e projetos municipais voltados à essa população.
De acordo com a secretária executiva da Secretaria Municipal de Direito Humanos e Políticas Afirmativas (Smdhpa), Jordana Araújo, o Pop Rua atuará por meio de quatro eixos centrais: saúde, cuidado, autoridade e integração. “Faz parte do trabalho da entidade levantar dados e pesquisas sobre a realidade da população de rua na capital, e contribuir com  a elaboração das políticas públicas voltadas a esse grupo vulnerável”, explica, destacando que “são muitos os desafios, mas o trabalho será focado na construção de políticas eficazes, sem perder de vista o cuidado humanizado e a dignidade de todas as pessoas”.
A primeira reunião do Comitê Pop Rua, realizada nesta quarta-feira, contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Secretaria do Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Defensoria Pública de Goiás, Tribunal de Justiça do Estado Goiás (TJ-GO), Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, Conselho Municipal de Igualdade Racial, e Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cultura de Paz.
O próximo encontro da entidade será no dia 20 de maio, quando serão discutidas informações e levantamentos referentes aos cadastros da população em situação de rua em Goiânia.