A Secretaria de Estado da Administração (Sead) finalizou o mapeamento de toda a frota do Governo de Goiás e classificou 978 veículos para alienação. O levantamento faz parte de um trabalho realizado desde 2019, que prevê a organização e gestão de todo o patrimônio do Estado, com produção de inventários e otimização das informações, possibilitando nova destinação dos bens sem finalidade específica. Nesta primeira fase, com a realização de quatro leilões, com 195 veículos, a expectativa de arrecadação é de cerca de R$ 380 mil.
Os leilões estão divididos em 16 etapas e resultarão em economia para os cofres públicos, uma vez que a Administração deixa de ter custos com a guarda dos veículos. No primeiro arremate, realizado no início do mês, foram alienados 34 veículos, com arrecadação de R$ 172,5 mil.
Na alienação, cada unidade da frota recebe uma classificação: sucata é o veículo cuja recuperação é inviável e antieconômico é aquele que apresenta custo de reparo superior a 40% do seu valor de mercado. No primeiro caso, há um credenciamento junto ao Detran para reaproveitamento e utilização de peças.
Os valores arrecadados são considerados receitas do Estado e podem ser aplicados em áreas prioritárias da gestão. No caso de veículos pertencentes às autarquias e fundações, os valores correspondentes serão repassados a elas.
Com o mapeamento atualizado, é intenção do Estado realizar leilões periódicos, para que não haja necessidade de gastar dinheiro público para manutenção de grandes pátios com veículos sofrendo depreciação.
Leave A Comment